NOVA BÍBLIA NORTE-AMERICANA MUDA PALAVRAS COMO HOLOCAUSTO. (comentado)

A nova edição de uma das mais populares Bíblias em inglês vai substituir termos como “espólio” e “holocausto” a fim de melhor refletir a compreensão moderna, disse um grupo católico na quarta-feira.

Cerca de 50 acadêmicos de todos os credos e uma comissão de bispos católicos trabalharam desde 1994 na atualização da Nova Bíblia Americana, a primeira revisão desde 1970, segundo a Conferência dos Bispos Católicos dos EUA.

A nova edição será lançada a partir da Quarta-Feira de Cinzas por 12 editoras. “É uma bela tradução, uma nova maneira de olhar para um velho amor”, disse Mary Sperry, que supervisiona o licenciamento da Bíblia para os bispos.

As mudanças vão além das alterações de algumas palavras, e incluem novas notas para auxiliar o leitor a compreender a interpretação católica dos conceitos bíblicos, disse Sperry. O Livro dos Salmos, por exemplo, ficou com mais de 70 mil palavras, entre textos e notas.

As revisões refletem com mais precisão as traduções do hebraico antigo e as versões grega do Antigo Testamento, além da constante evolução da linguagem moderna, disse Sperry.

Por exemplo, a palavra “holocausto”, que para a maioria das pessoas refere-se ao genocídio dos judeus na Segunda Guerra Mundial, foi alterada para “queima de oferendas”, que esclarece a ideia original e positiva de fazer oferendas a Deus.

“Booty” — que em inglês coloquial passou a ter conotação sexual, como nádegas — foi alterado para “espólios de guerra”; “cereal” — que muita gente associa a cereais matinais — virou “grãos”, para falar de trigo.

Numa passagem de Isaías 7:14 que prevê a vinda de Jesus, a expressão “a virgem” passará a ser “a jovem”, tradução mais fiel do hebraico “almah.”

Mas Sperry alertou que “os bispos e a Bíblia não estão sinalizando qualquer tipo de mudança na doutrina do nascimento virginal de Jesus, absolutamente nenhuma.”

A nova edição retoma versões mais poéticas do Salmo 23, ao dizer: “Ando pelo vale das sombras da morte”, em vez de “vale escuro.” E “viverei na casa do Senhor pelos próximos anos” virou “por dias intermináveis”, o que segundo Sperry carregava um significado mais profundo e esperançoso.

A atual edição da Nova Bíblia Americana vendeu mais de 1 milhão de exemplares no ano passado, principalmente nos Estados Unidos, Filipinas, Índia e África. A nova versão pode gerar uma alta nas vendas, previu Sperry.

A edição estará disponível em vários formatos: como um livro familiar de capa dura, uma brochura básica, como livro eletrônico, como aplicativo para celulares e numa versão em braile.

Fonte: http://www.estadao.com.br/noticias/vida,nova-biblia-norte-americana-muda-palavras-como-holocausto,686812,0.htm

.

Resenha do autor

O que garante que no passado já não foram feitas atualização que trazem uma versão sintética e tendenciosa da Bíblia? Maria Madalena não era prostituta, essa fama foi dada por um papa no Século XIV. Isso aumentou o valor do milagre.

Dizer que Maria (mãe de Cristo) era jovem não denota virgindade, a virgindade de Maria é interpretada pela velha e errônea tradução e denota mais uma falha do criacionismo que é a incapacidade de crer que Jesus é filho de uma virgem já que não pode ser provado cientificamente, alias por nada, é a famosa fé as cegas.

Parabéns, essa atualização mais próxima da suposta versão original com uma versão moderna só reforça a proposta do que é um meme e como ele funciona.

Esse memeplexo deve ser atualizado para viajar com maior convicção nas cabeças das pessoas. E as gerações que ainda virão, qual interpretação darão as novas atualizações? E o entendimento da Bíblia, será afetado?

É como sempre sugiro, a bíblia é um livro literário e não um livro que deve ser seguido ao pé da letra ou deve ser cautelosamente seguido de forma metafórica, pois mesmo da forma metafórica é utilizada para suportar preconceitos de alguns cristãos e favorece a famosa industria da fé.

O AntiCristo

Grande parte dos filósofo vê Friedrich Nietzsche mais como filólogo do que filósofo. Eu gosto muito de seu livro O anti-cristo pois critica ferrenhamente grande parte da tradição cristã embora em alguns momentos seja difícil de entender o que ele quer dizer e muitas vezes ele faz suposição meio radicais. Mas ele é filólogo, e o filólogo estuda uma língua, literatura, cultura ou civilização sob uma perspectiva histórica baseado em documentações fieis. O que o torna um filólogo e do ponto de vista crítico a bíblia é um livro literal e não divino. (Moralmente não é um Analectos, mas…)

Eu particularmente descartaria a bíblia como livro exemplar  por diversas passagens que são contraditórias e por supostas lições de moral que se tornam hipócritas quando analisadas sobre outras perspectivas. Sinceramente O alto da Barca do Inferno de Gil Vicente me parece muito real do que a Bíblia, afinal, foi escrito por um único autor, que é conhecido e é possível encontrar a versão original nas sebos do Brasil a fora. Afinal do que adianta ser um Best Seller, mas do ponto de vista filosófico ser hipócrita?

Scritto da Rossetti

Palavras chave: Rossetti, Netnature, Bíblia, atualização, meme

2 thoughts on “NOVA BÍBLIA NORTE-AMERICANA MUDA PALAVRAS COMO HOLOCAUSTO. (comentado)

  1. Maria era virgem pois a bíblia diz: “e José não a CONHECEU até que deu à luz seu filho, o primogênito. e pos-lhe o nome de Jesus.” Mt 1:25.
    O verbo conhecer na bíblia em mais de 80% se refere a relação sexual.
    Até o verso 19 diz que José a queria deixa-la secretamente, pois já estava grávida de Jesus.

    Nietzsche o pai do ateismo, lamentou sua solidão intolerável comparada a outros poetas que acreditavam em Deus. Disse: “Seguro diante de mim as imagens de Dante e Espinosa, que foram mais capazes de aceitar o destino da solidão …e no final, para todos os que de alguma forma ainda tinham um “Deus” como companhia…Minha vida agora consiste no meu desejo de que fosse diferente … e de que alguém pudesse fazer minhas “verdades” parecerem inacreditáveis para mim” (The Portable p.441).

    A bíblia é o livro mais vendido, lido e praticado no mundo por milhões ou bilhões de pessoas, se fosse um livro comum já estaria esquecida a muito tempo. Sua influência nos povos e seu poder transformador, libertador, curador, salvador nas pessoas por meio de Jesus provam sua origem Divina.
    O problema é que as más igrejas, religiões e homens obscurecem sua Luz…

    • A seu filho primogenito, nao diz nada sobre virgindade. A virgindade é uma suposiçao puramente especulativa por ela ser jovem, como diz “almah.”
      Sim, Nietzsche era ateu e distrinchou o cristianismo mostrou que perto de outras doutrinas como o budismo o cristiano é patetico, alias ele reduziu Jesus crito a um idiota. Nao sei se voce ja leu este livro, mas ele chama Jesus assim mesmo.

      A Biblia é o livro mais vendido do mundo, mas a religiao que mais cresce no mundo é o islamismo. Na verdade pra mim tanto faz, Tora corão e Biblia, tem o mesmo tronco religioso o que mostra que a religião é modificada de acordo com o periodo socio/historico cultural que os povos vivem, é um zeitgeist, um meme.
      Curador segundo o que ela diz, mas a fé é cega, quem prova que o cego voltou a enchergar, que ele andou sobre a agua e tudo mais. Jesus era humano, e a humanidade é a casa do pecado. Se somos pecadores entao somos aliados de satanas, se fomos perdoados porque Jesus morreu na cruz entao teoricamente posso fazer o que eu quiser afinal, meus pecados ja estao pagos pela cruz do calvários. Nao sou mau nem estuprador por opção e nao porque tenho medo do inferno… O cristianismo enm tem uma filosofia propria, ele segue o que a greco romana diz graças a Santo agostino que associou aristoteles a igreja catolica. Alem disso grande parte das passagens biblicas sao derivadas de mitos pagaos e de rituais egipcios.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s